A última edição publicada em agosto de 2024 da revista Bares & Restaurantes da ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, traz uma entrevista com nosso diretor, Lúcio Fermoselli, sobre as ferramentas digitais.
Compartilhamos com você a seguir, a matéria publicada e a íntegra da entrevista que traz mais dicas, confira!
Para visualizar a matéria publicada, clique sobre a página:
Qual a importância do marketing digital para bares e restaurantes?
Lúcio Fermoselli – O marketing digital hoje é fundamental para bares e restaurantes, principalmente no contexto atual em que as pessoas passam grande parte do seu dia no celular ou no computador realizando buscas ou navegando pelas redes sociais. Estar presente nesses momentos de forma consistente e persuasiva, com boas imagens, um site que carrega rapidamente e informações fáceis de serem obtidas, pode fazer toda a diferença para ser a escolha do seu público, que hoje é impactado por muito conteúdo.
O marketing digital abrange ainda a divulgação de novidades, o fomento de pedidos de delivery, reservas, contato para eventos e a gestão da reputação (avaliações) online que estão sendo feitas em redes com informações públicas como Google e TripAdvisor. Além disso, facilita a divulgação de eventos.
O custo-benefício do marketing digital é outro ponto forte. Com a precisão dos dados e a possibilidade de segmentar o público-alvo com exatidão, os investimentos podem ser muito mais eficazes do que em outras mídias. Isso permite um melhor retorno sobre o investimento, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente.
Como os empreendedores podem utilizar as mídias sociais para atrair novos clientes e fidelizar os já existentes?
Lúcio Fermoselli – Recomendo a criação de conteúdo que seja atrativo e relevante, com boas fotos e vídeos, mantendo uma mensagem consistente e frequente. Promova campanhas de tráfego pago para acelerar a divulgação, utilizando segmentação geográfica, por dia, horário e dados demográficos de acordo com o objetivo da ação. Uma dica: acompanhe as novidades nas redes sociais, que estão sempre trazendo novas funcionalidades (por exemplo, o Instagram lançou recentemente o carrossel colaborativo, que pode ser muito interessante se bem utilizado). Avalie a possibilidade de parceria com microinfluenciadores que tenham afinidade com seu público (em geral oferece baixo custo e um resultado interessante, mas pontual), especialmente aqueles que são da sua região. Analise os dados do período anterior para planejar o conteúdo do próximo período de forma estratégica.
Quais as melhores práticas para criar conteúdo relevante e engajador para o público-alvo?
Lúcio Fermoselli – Uma forma simples para planejar e avaliar a criação do seu conteúdo é utilizando o modelo AIDA:
- Atenção: Sua mensagem vai atrair a atenção, seja com imagens ou vídeos curtos? Se não chamar atenção, a pessoa já sai da sua publicação antes mesmo de ler sua mensagem.
- Interesse: Se conseguiu prender a atenção, a pessoa vai ler sua mensagem. Publique conteúdos relevantes e informativos.
- Desejo: Com a pessoa lendo sua publicação, esta é a oportunidade de levá-lo para uma ação. Seja seguir você, comentar, acessar o site, fazer uma reserva, compartilhar com um amigo ou querer entrar em contato para mais informações.
- Ação: Inclua chamadas para ação claras, como “faça sua reserva agora” ou “peça online”. Assegure que links para reservas e pedidos estejam acessíveis nas postagens.
Qual o tipo de conteúdo mais relevante você recomendaria para os empreendedores? E com base na sua experiência também, o que é mais certeza que funciona para negócios de alimentação fora do lar?
Lúcio Fermoselli – Para as redes sociais, estão em alta e recomendo a produção de vídeos curtos e preferencialmente humanizados, seja apresentando um prato, o espaço ou os profissionais. Este tipo de vídeo tem gerado maior engajamento… e quanto maior o engajamento, maior será seu alcance orgânico e menor o custo por resultado quando ele for patrocinado.
Para alimentação fora do lar, recomendo uma estratégia mista levando em consideração o público quente (que te segue, te conhece, é seu cliente) e público frio (que ainda não conhece, não é seu cliente): Público frio – focar mais em food porn, apresentar a casa e pratos pra despertar o interesse. Público quente – mensagens mais diretas no horário próximo do delivery e durante o horário de funcionamento com CTA (Chamada para a Ação) – Peça Agora, Saiba Mais, Ver Cardápio.
Não se esqueça de quem está procurando no Google (tenha uma campanha ali também para quem busca, por exemplo, por “restaurante próximo de mim”, “melhor restaurante de [nome da cidade]” e no Trip Advisor (vendo reviews) – você pode ter uma campanha ali também.
Como a inteligência artificial pode ser utilizada para aprimorar as estratégias de marketing?
Lúcio Fermoselli – Acho que a inteligência artificial vai estar a cada dia mais presente. Hoje ela pode te dar suporte na escrita de legendas de postagens, suporte para responder a avaliação de um cliente, gerar um bot de interação com o cliente. Também está presente nos softwares de edição de imagens, locução e está chegando agora para vídeos também.
Recomendo todo o cuidado e cautela na sua utilização, pois precisa de supervisão e comandos para agir por enquanto e as vezes, seu resultado não sai dentro do esperado.
Quais erros comuns os proprietários de bares e restaurantes devem evitar ao criar suas estratégias de marketing?
Lúcio Fermoselli:
- Achar que as pessoas não acessam seu site. Hoje, temos sites aqui de restaurantes que passam de 10 mil visitas/mês;
- Não atualizarem com frequência o Google Meu Negócio (inclusive horários especiais de feriados e férias). A pessoa pode não ir em seu restaurante ou bar por não indicar se estará aberto ou fechado;
- Não reservarem uma verba mensal para tráfego pago – muitas pessoas não estão buscando pelo nome do seu negócio e uma campanha ajudará a ser encontrado;
- Ver marketing como uma despesa;
- Não planejarem com antecedência os próximos meses e ações;
- Não avaliarem períodos anteriores e suas redes.
Você acha importante dominar ou pelo menos conhecer algumas ferramentas como o WppBusiness e Google meu negócio e como essas ferramentas são importantes?
Lúcio Fermoselli – Sim! E vou explicar de um modo simples sua importância:
No WhatsApp Business, é possível criar etiquetas pra tagear clientes. Se por exemplo, você trabalha com encomendas de Natal, já imaginou se você tiver tageado todos os clientes que encomendaram com você no ano anterior e os que consultaram, para enviar o cardápio deste ano no momento certo? E se tiver dos anos anteriores também esta informação organizada?
No Google Meu Negócio, acompanhamos aqui a quantidade de visitas que os perfis recebem, solicitações de rotas, avaliações, ligações, acessos ao site e imagens publicadas. O volume é alto! É uma ferramenta do Google gratuita e importante pois é o primeiro contato do seu estabelecimento para muitas pessoas e pode influenciar na experiência e decisão. Uma dica importante e que poucos fazem é de acessar com antecedência o perfil e atualizar o horário de funcionamento em feriados e datas comemorativas (mesmo que você não vai fechar, o Google pode deixar um aviso de que não tem certeza se estará aberto caso não confirme).
Você poderia dar algumas dicas de como montar uma estratégia eficiente de mkt para empreendedores de bares e restaurantes?
Lúcio Fermoselli:
- Defina seus objetivos, metas e KPIs;
- Conheça ao máximo seu público;
- Tenha uma identidade visual própria;
- Analise sua presença online;
- Analise o que seus concorrentes estão fazendo (inclusive a biblioteca de anúncios que demonstra os posts patrocinados);
- Desenvolva um calendário de conteúdo;
- Crie conteúdo de qualidade;
- Engaje seus seguidores;
- Utilize o tráfego pago;
- Recompense seus clientes mais fiéis;
- Acompanhe e analise os resultados.
E como isso pode ajudar a aumentar a lucratividade?
Lúcio Fermoselli – O marketing digital pode ajudar de várias formas na lucratividade do restaurante ou bar: atrai novos clientes, a se relacionar e fidelizar clientes; a aumentar o ticket médio; aumentar a frequência; na melhoria da reputação online; valorização e lembrança da marca.