Novos tempos, trazem novas formas de se relacionar. A tecnologia aproximou as pessoas e, consequentemente, marca e público.
Para quem está apegado ao sistema analógico, ingressar no universo digital pode parecer complicado. Mas, calma! A gente te ajuda.
Lembra quando alguém abria um comercio de rua? O primeiro passo era escolher o ponto, de preferência em uma rua movimentada ou shoppings com grande circulação de pessoas. No mundo digital, seu ponto é o seu site. É aqui que seu público-alvo acessa as informações, conhece os produtos ou serviços, entra em contato ou até realiza pedidos e compras.
O segundo passo era avaliar o acesso ao ponto comercial escolhido, certo? Ruas afastadas, com buracos e trânsito lento eram problemas a serem evitados. No digital, a geografia não existe. Com apenas um click, as pessoas podem acessar sua loja de qualquer lugar do mundo. Aqui, as atenções estão voltadas ao desempenho do servidor, velocidade de carregamento e otimização, que falaremos melhor mais tarde!
Aliás, falando em desempenho, estudos mostram que sites que demoram mais de 7 segundos para carregar, perdem cerca de 30% dos acessos! O Google gosta de sites rápidos e você também! Então, não dá pra deixar de lado este detalhe!!
Ponto comercial escolhido, é hora de arrumar a casa! Disposição dos produtos, organização e boa sinalização interna dos departamentos ajudam a guiar o consumidor em sua jornada de compra. Já no digital, site com estrutura fácil e intuitiva, para que o conteúdo seja localizado de forma rápida e clara: quanto menos cliques para chegar ao objetivo, melhor!
Tudo pronto? Hora de atrair o consumidor! Quem se lembra de chegar em casa com vários panfletos de promoções e inaugurações? Em cidades menores, até o carro de som invadia o almoço em família ou o cochilo da tarde. A ideia era impactar o maior número de pessoas, pulverizar a informação.
Hoje, com as ferramentas digitais como as redes sociais e a plataforma de anúncios do Google, você alcança um grande número de pessoas, mas com um diferencial importantíssimo: é possível selecionar características demográficas, interesses e comportamentos das pessoas quer alcançar. O custo pode ser bem mais baixo que propagandas em rádio ou tv, por exemplo, o que facilita o controle do orçamento e se adapta a todos os perfis financeiros! Muito mais eficiente e assertivo, quando o assunto é vendas!
As famosas Páginas Amarelas de antigamente que usávamos para encontrar uma empresa, agora utilizamos ferramentas de busca como o Google! Seja organicamente através da relevância do seu site ou através de campanhas patrocinando palavras-chaves, você alcança seu público no momento de interesse quando está buscando pelo seu produto ou serviço! E qual das duas formas é melhor? Claro que organicamente, mas o patrocínio de palavras-chaves permite acelerar este processo para um site novo, por exemplo.
Agora, esqueçam a velha caderneta de papel para guardar os dados do cliente e anotar os gostos de cada cliente. Hoje, o gerenciamento do relacionamento com o cliente utiliza-se de ferramentas digitais integradas, que podem ainda ser automatizadas de acordo com as metas esperadas. Para poder analisar por onde as pessoas vem e o que fazem no site, podemos instalar códigos de acompanhamento e assim, até direcionar anúncios para quem visitou seu site, mas não concluiu uma compra.
Isso tudo facilita o acompanhamento das ações. No digital, a maioria das plataformas disponibilizam relatórios de desempenho que te ajudam a nortear os próximos passos.
Sem falar na segurança, através dos sistemas de proteção de dados e cópias de segurança de arquivos, e claro, pelo fato de que tudo isso pode ser feito, sem precisar sair de casa.
E aí, ficou mais claro? Então que tal deixar a Dale! te guiar nesta aventura digital?!